domingo, 14 de outubro de 2007

Massa com feijão e chouriço

Tinha que começar o meu blog com esta receita. Para sempre lembrarei esta massa feita pelo meu avô, quando tinha apenas 6 anos.
Sei que não é prato para fazer quando se recebe alguém em casa, mas eu faço-o de vez em quando e sempre com o mesmo prazer.

Começa-se por refogar cebola picada em azeite. Quando ficar translúcida, junta-se chouriço (do bom) às rodelas, tomate, massa de pimentão, pimenta cayenne, salsa e um golo de vinho branco (enquanto tiver um resto de vinho caseiro da tia Judite, os meus cozinhados têm outro sabor). Deixe cozinhar um pouco.
Junta-se agora o feijão, catarino ou encarnado, e água de cozer o feijão.
Quando levantar fervura, juntar a massa. A minha favorita para este prato é o macarronete riscado - penne para os italianos.
Servir malandrinho acompanhado de um bom tinto.

Nota: este prato deve ser comido com o garfo na mão direita e um pedaço de broa na esquerda. Ok, ao contrário para os canhotos.

3 comentários:

Any Toalhas disse...

Olá LF
Que receita deliciosa...dá vontade de arrancar o prato da tela e comer...rsrsrs
Eu tentei fazer igual, mas, faltou alguma coisa, ou seja...o vinho da minha madrinha e é claro, o toque especial do LF.
Fico feliz em saber que a Naninha se delicia com tudo que vc faz.
Um beijo para vc e Naninha.

Luís disse...

Fico muito feliz por saber que a minha querida sogra lê o meu despretensioso blog.
Um xi bem apertado para a senhora!

Anónimo disse...

Broa de milho? hahahahaha
Eu não como feijão. Não dá.